HOME BIOGRAFIA NOTÍCIAS CIDADE DE SP TRANSPARÊNCIA BIBLIOTECA VÍDEOS PROJETOS DE LEI MANDATO PARTICIPATIVO CONTATO

Notícias


17/02/2020
Sócrates Brasileiro, que nomeia EMEF na Zona Sul de São Paulo, completaria 66 anos


Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira - o “doutor” Sócrates, médico, brilhante jogador do Corinthians e cidadão que completaria 66 anos de idade no dia 19 de fevereiro é homenageado pelo meu mandato, por meio da Lei nº 16.170/15, ao nominar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, no Campo Limpo, Zona Sul da capital.

Esta é a única escola municipal com nome de um jogador de futebol.
 
O "doutor" lutou pela volta da democracia no Brasil e a exerceu na prática junto de seus colegas, diretoria e torcedores do Corinthians. Foi símbolo e liderou o movimento conhecido como “Democracia Corinthiana” ao lado dos jogadores Casagrande, Zenon e Wladimir. É importante lembrar e também contar aos mais jovens da importância de Sócrates e de tantos brasileiros que lutaram pela volta da Democracia reconquistada com a abertura em 1985 por meio do movimento das Diretas Já.

O exemplo de uma gestão democrática no maior e mais popular time do futebol brasileiro, que envolvia os profissionais, a direção e a torcida, extrapolou os campos de futebol e fez com que a população percebesse a importância da democracia e da liberdade política para o país.

A Democracia Corinthiana teve início em 1981 por ideia do presidente recém eleito do Corinthians Waldir Pires, que rompeu com o ex-presidente Vicente Matheus e, ao lado do sociólogo e diretor de futebol Adilson Monteiro Alves, trouxe a ideia que foi logo acolhida pelos jogadores e torcida. A gestão da Democracia Corinthiana que revolucionou o clube, além de trazer títulos e tornar o clube saudável influenciou a todos e, após a mudança de diretoria em 1985, deixou como herança o amor à democracia, em todos os campos e em todos os lugares do Brasil.

Sócrates também foi às ruas e participou do movimento pelas “Diretas Já”, entre 1983 e 1984 - um momento fundamental da história do Brasil em que a população reivindicou a volta da Democracia, liberdade política e das eleições diretas para Presidente do Brasil e para outros cargos no parlamento como senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. 

Viva a Democracia! Viva Sócrates Brasileiro!


Com informações da Revista Nova Escola e Portal Esporte - iG.
Imagem base pngkey.com


Deixe abaixo seu comentário.

Endereço:

Viaduto Jacareí, 100 - Bairro Bela Vista
CEP 01319-900 - São Paulo
Sala 615 - 6° andar

Telefone:

3396-4265 (11) 9 5455-9526