HOME BIOGRAFIA NOTÍCIAS CIDADE DE SP TRANSPARÊNCIA BIBLIOTECA VÍDEOS PROJETOS DE LEI MANDATO PARTICIPATIVO CONTATO

Notícias


19/11/2019
Claudio Fonseca faz homenagem ao Professor Salinas com o Título de Cidadão Paulistano


Em reconhecimento à notável contribuição que o Professor Silvio Roberto de Azevedo Salinas concedeu ao conhecimento acadêmico, como cidadão, cientista e Professor, nos sentimos honrados e felizes em homenageá-lo com o Título de Cidadão Paulistano neste dia 19 de novembro de 2019. Justa e merecida homenagem”, afirma o Vereador Professor Claudio Fonseca que, ao lado da vereadora Soninha Francine é autor da proposta que concedeu o título ao professor Salinas.

O Professor Salinas agradeceu a homenagem dizendo que a Universidade também é homenageada e destacou a importância da Cultura e da Ciência. "É importante destacar a importância das bolsas acadêmicas para a formação dos alunos e de professores para oferecer ao país a produção de Ciência de ponta", afirmou. "Precisamos conversar mais com os parlamentares sobre a produção de Ciência nas universidades públicas e sobre as bolsas como CAPES, CNPSQ e FAPESP. E há bons sinais nesta direção do diálogo", relatou Salinas, agora Cidadão Paulistano, para quem Ciência e Cultura caminham juntas.

A sessão solene da entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Professor Salinas foi realizada na sala do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), na Reitoria, em um momento que a Casa se faz presente na universidade.

A sessão solene em homenagem ao Professor Salinas contou com a participação do Reitor da USP, Vahan Agopyan, do ministro e professor emérito da Física da USP, José Goldemberg, da professsora de Física da USP e escritora, Dina Lida Konoshita, da esposa do Professor Salinas, Cristina e dos filhos do casal Roberto e Rodrigo e da nora Márcia, além de professores, acadêmicos do Conselho da USP amigos de longa data do homenageado.

Para a Professora DIna, acadêmica a amiga de tantos anos do Professor Salinas, ele é um "sacerdote da Ciência e da Cultura".


Breve relato biográfico
O Professor Silvio Roberto de Azevedo Salinas é nascido em Araraquara, interior de São Paulo, e teve ao longo de sua vida uma carreira profissional dedicada ao magistério e em particular às Ciências Físicas

Simultaneamente à sua atividade profissional acadêmica, sempre demonstrou forte preocupação com o social e coletivo, atuando de forma intensa como membro da Comissão da Verdade da USP – Universidade de São Paulo, criada em 2013 e ainda em funcionamento. Segundo a portaria de sua criação, a CV/USP tem a missão de “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas durante a ditadura militar”. 

Cientista com intensa atividade acadêmica, Silvio Roberto de Azevedo Salinas iniciou seus estudos em escolas públicas do município de Araraquara onde completou seus estudos secundários. Por sua militância política em prol da Educação e da liberdade, Salinas foi preso em 1964 durante a ditadura e devido à perseguição política foi expulso do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Ingressou em seguida para dar continuidade aos estudos na Universidade de São Paulo, onde concluiu os cursos de Engenharia Elétrica, na Escola Politécnica e o Bacharelado de Física, no Instituto de Física, graduando-se em 1966.

É Doutor em Física formado pela Carnegie-Mellon University, Pittsburgh, USA (1973). Foi assistente do renomado Professor José Goldemberg, na Cadeira de Física Geral da Escola Politécnica da USP, quando conquistou a Livre Docência em 1977. Foi promovido a Professor Titular em 1985. 

É Professor Titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Foi Diretor do Instituto (de 1998 a 2001) e Vice Presidente da Associação dos Docentes da USP (ADUSP, em 1984 e 1985), onde além de lutar pelos direitos dos docentes, sempre fez questão de que a entidade se tornasse uma referência de cultura e ciência para todo o país.

O Professor Salinas foi também Secretário (1982/1984) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (1984/1988); membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Física (1986/1992) e Tesoureiro da SBPC  - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1981/1993); Chefe dos Departamentos de Física Experimental (1988/1991) e de Física Geral (1993/1996) do Instituto de Física da USP e Diretor do Instituto de Física da USP (1998/2002). 

Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Como cientista publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na literatura especializada versando sobre teses de Mestrado e Doutorado, tendo ainda publicado vários livros na área de sua especialização científica entre eles o livro “Introdução à Física Estatística” publicado pela Edusp (1997).

Como coroamento de sua vasta obra acadêmica e científica recebeu diversas condecorações e prêmios, entre os quais, o de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico – outorgado pela Presidência da República do Brasil – 1998; Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – 1998; Engenheiro “Honoris Causa” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – 2005; Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico – Presidência da República do Brasil – 2006.


 


Deixe abaixo seu comentário.

Endereço:

Viaduto Jacareí, 100 - Bairro Bela Vista
CEP 01319-900 - São Paulo
Sala 615 - 6° andar

Telefone:

3396-4265 (11) 9 5455-9526