HOME BIOGRAFIA NOTÍCIAS CIDADE DE SP TRANSPARÊNCIA BIBLIOTECA VÍDEOS PROJETOS DE LEI MANDATO PARTICIPATIVO CONTATO

Notícias


28/03/2019
O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM-SP) pede socorro!


O Hospital do Servidor Público Municipal da capital pede socorro! Durante sua fala no plenário da CMSP, o Vereador Professor Claudio Fonseca cobrou do governo e secretaria municipal de Saúde ações para melhorar as condições de atendimento e aumento do orçamento do HSPM-SP. Leia na íntegra:

Hoje temos na cidade de São Paulo cerca de 216 mil servidores públicos municipais entre ativos e aposentados. E temos um Hospital do Servidor Público que não atende exclusivamente  os servidores públicos. Como ele está integrado ao SUS (Sistema Único de Saúde) na sua porta de entrada, ou seja, a emergência atende a toda a população. No entanto as condições do hospital têm se deteriorado a cada dia. O atendimento das pessoas tem sido feito no corredor. Macas enferrujadas, centros cirúrgicos deteriorados, banheiros em situação fétida e com vazamentos. As piores instalações, as piores condições são oferecidas para o tratamento das pessoas que lá teriam que receber um tratamento digno.
Estas pessoas não podem e também não têm esta opção de socorrer-se de um plano de saúde, hoje caríssimo. Plano de saúde tem o nome adequado e próprio: é para quem tem saúde. Porque quem adoece e vai recorrer ao plano de saúde, tem um série procedimentos a cumprir, por exemplo, doenças preexistentes não tem atendimento, exames muitos caros também não são cobertos. O nome é muito adequado é plano para quem tem saúde, porque quem tem doença não pode utilizar estes planos caríssimos com carências maiores.
O servidor público naturalmente tem direito à saúde e qualquer empresa deveria cuidar da saúde de seus trabalhadores. Como é que a Prefeitura deixa o HSPM chegar a esta situação de degradação total.
O orçamento do HSPM, que atende 216 mil pessoas mais os seus dependentes, é menor que a receita orçamentária destinada ao Tribunal de Contas do Município (TCM). É uma inversão!
É necessário não só melhorar o orçamento, mas também as condições de atendimento, como o secretário municipal da Saúde afirmou aqui (no plenário da CMSP) que vai fazer alguns reparos em dois andares para aumentar a capacidade de leitos do HSPM, assim teríamos provavelmente mais 50 leitos com a reforma e manutenção destes dois andares. Também é necessário ter equipamento, contratar pessoal, realizar concurso público (para preenchimento de vagas de servidores), dar condições dignas de atendimento ao HSPM. Esta situação não pode continuar!
Por esta razão eu gostaria, senhor presidente (da Câmara Municipal de São Paulo) que seja encaminhada cópia deste meu discurso ao secretário municipal de Saúde, para que providências urgentes sejam tomadas em relação  ao Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

 


Deixe abaixo seu comentário.

Endereço:

Viaduto Jacareí, 100 - Bairro Bela Vista
CEP 01319-900 - São Paulo
Sala 615 - 6° andar

Telefone:

3396-4265 (11) 9 5455-9526